Para que sua experiêcia de navegação na pagina web do Instituto Portus seja eficiente e agradavel, informamos que usamos cookies com intuito de proporcionar melhor desempenho para nosso publico. Clique em De Acordo para aceitar as condições da Politica de Cookies. Saiba mais...

Quem Somos Portus Instituto de Seguridade Social

O Portus

Quem somos.

Portus

O Portus - Instituto de Seguridade Social é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar - EFPC, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com prazo de duração indeterminado, regido pelas Leis Complementares n° 108 e 109, ambas de 29 de maio de 2001; e que se encontra atualmente sob Intervenção Federal, decretada pela Diretoria Colegiada da Superintendência Nacioanal de Previdência Complementar - Previc, em 22 de agosto de 2011, por meio da portaria n° 459, publicada no Diário Oficial da União - DOU de 23/08/11.

O Portus administra um único plano de benefício - o Plano de Benefício Portus 1 PBP1 -, atualmente fechado a novas adesões, estruturados, na modalidade de Benefício Definido - BD, inscrito no Cadastro Nacional de Planos de Benefício - CNPB da Previc sob o n° 19.780.055- 29 e multipatrocinado por 14 empresas, dentre as quais 13 de origem pública (08 Federais, 04 Estaduais e 01 Municipal) e 01 de direito privado (própria Entidade).

Os recursos que o Instituto Portus administra fiduciariamente em nome do plano de benefício PBP1 são formados por contribuições das patrocinadoras, dos participantes e assistidos (aposentados e pensionista) de forma paritária; pelos rendimentos das aplicações desses recursos no mercado financeiro (direcionados pela Política de Investimentos e em conformidade com os quesitos da Resolução (CMN N° 4.661/18); bem como pelas demais fontes de custeio previstas em Regulamento.